PCC4-2017
Detecção de fraude através de serviços
de informação de conta

Aumento da segurança online com a detecção de fraude através de análise de padrões de comportamento

Proposto por

A CIONET é a maior rede de CIO’s e CTO’s (com mais de 6500 membros) focada em temas como inovação e tecnologias de informações. O objectivo deste challenge é que os participantes tenham liberdade total de imaginar e criar e apresentar uma solução que vá para além dos outros desafios mas que seja pioneira, impactante e acrescente valor à indústria financeira.

Logo CIONET

Descrição

Este desafio centra-se na detecção de fraude baseado de serviços de informação de conta. Ao permitir uma prévia detecção de transacções suspeitas as soluções podem representar poupanças significativas.

Dados

Várias fontes de informação poderão ser usadas. Enquanto que a PSD2 Sandbox da Open Bank Project demonstra uma solução API à luz da PSD2 poderão ser integrados outras fontes de informação de forma a melhor demonstrar a solução. A API providencia uma forma segura que permite titulares de contas bancárias aceder às suas informações  e serviços bancários via aplicativos de terceiros   aprovados, tendo o consentimento do banco e do titular de conta. Use esta Sandbox para explorar o catálogo da API da PSD2, teste um exemplo de API nesta aplicação e registe-se com uma pass de developer para poder desenvolver as suas próprias aplicações.

Logo Open Bank Project

Consequências Expectáveis

Este desafio deverá apresentar benefícios de uma solução funcional que seja bastante completa realizando o tracking, análise preditiva, detecção e alerta para actividades fraudulentas baseando-se na informação de conta completa. Alguns resultados esperados são:

  • Novos algoritmos (para predição de fraude, agregação de informação, etc.);
  • Novos serviços em análise preditiva baseada em informação de conta consolidada;
  • Novas soluções analíticas e de big data que melhore predição e detecção de fraude;
  • Soluções alternativas para soluções e mecanismos de detecção de fraude já existentes.

Impacto Expectável

Este desafio providencia uma oportunidade de explorar funcionalidades de predição e detecção de fraude que melhorem a confiança do utilizador no ecossistema financeiro e ajude os participantes a compromoterem-se em esforços conjuntos sobre a segurança, tais como:

  • Diminuição de actividades fraudulentas em serviços de pagamento;
  • Aumento do nível de detecção de fraude basedo em esforços combinados;
  • Aumento da notoriedade sobre fraude em pagamentos e os comportamentos associados ao mesmo.